Especialistas defendem que os seres humanos decoram as suas sepulturas com flores há mais de 10 mil anos. Crê-se que o seu início tenha sido motivado para disfarçar o mau cheiro dos cadáveres. Também se acredita que o perfume das plantas servisse para afastar animais capazes de desenterrar os corpos.
O que fica mais em evidência é que o hábito de levar flores ao cemitério para homenagear os mortos e simboliza, além de uma bela lembrança, uma forma de expressar carinho e gratidão por alguém que, de certa forma, deixou marcas na vida das pessoas. As coroas de flores são usadas em funerais desde o tempo da Grécia Antiga, e representam círculo de vida eterna.
As flores, de uma maneira geral, simbolizam o ciclo da vida, se tornando parte de um complexo sistema vital. Cientificamente falando, elas são a parte reprodutora das plantas e têm uma grande importância para o equilíbrio na natureza. Elas representam um recomeço, uma nova vida, pois a partir delas é que nascem outras plantas e outras formas de vida. Por esse motivo, é comum que as pessoas visitem seus parentes e amigos nos cemitérios levando consigo flores. Essa iniciativa aumenta significativamente no dia de Finados.
E se antes a prática era mais comum in loco, com o passar do tempo a forma como as pessoas passaram a manter essa tradição mudou. Com o advento da tecnologia já é possível o envio de flores sem a necessidade de se direcionar a uma floricultura ou até mesmo ao cemitério.