O que usar em velórios? O que dizer? Como se comportar? Essas são questões que raramente paramos para nos preocupar no dia a dia. Porém, em um momento de dor com a perda de uma pessoa querida ou próxima, essas dúvidas vêm à tona. E mesmo diante do luto e tristeza, ainda temos que nos preocupar com os formalismos sociais.
Para alguns, etiqueta em velório é desnecessária, mas há quem diga que saber se portar em momentos como esse é mais que uma simples formalidade, é uma questão de respeito e consideração. Na dúvida, manter a discrição e o bom senso são fatores primordiais. Confira algumas dicas para esses momentos.
Não fale mais que o necessário
É difícil encontrar palavras para confortar uma família no momento da perda. Nessas delicadas situações, o mais importante é não falar mais que o necessário e evitar comentários que possam magoar ainda mais a família, como por exemplo “Era a hora dele(a)”; “Não fique triste, vai passar”, entre outros. Aliás, muitas vezes um abraço ou um carinho podem substituir as palavras e ainda assim serem reconfortantes.
Ofereça ajuda
Caso tenha intimidade com a família e tenha disponibilidade, ajude. Em momentos como os de luto, muitas vezes atividades rotineiras, como levar filhos à escola, ficam em segundo plano e a pessoa enlutada necessita de ajuda. Colocar-se disponível será gentil e mostrará o carinho que você tem pela família. Seja proativo e não coloque sobre o enlutado a responsabilidade de dizer o que você deve fazer.
Cuidado com a maneira de se vestir
Em nossa cultura, as cores falam por si. O preto, por exemplo, pode significar sinal de luto e o branco sinônimo para paz, leveza e elegância. No entanto, mais do que entender a psicologia das cores é perceber que o velório é um evento solene. “Vestir-se, então, de forma social é um grande acerto”.
Ele ainda indica evitar roupas muito justas, curtas, decotadas, com cores vibrantes ou brilhosas, gravatas extravagantes e camisas de bandas ou times. Cores leves e claras vão significar discrição, característica necessária para a ocasião.
Evite muitas conversas
Em velórios, é comum que ocorra encontro de familiares que há muito tempo não via ou mesmo amigos. No entanto, é importante respeitar o momento e evitar conversas em voz alta. Apesar de um velório ser uma ocasião social, é também um momento em que o respeito deve ficar em primeiro lugar.